segunda-feira, 1 de junho de 2009

Um pouco de História: O Diretor

O Diretor teatral é o responsável por supervisionar e dirigir a montagem de uma peça de teatro, trabalhando directamente a representação, decidindo a melhor forma de conjugar os diversos esforços da equipa de trabalho em todos os aspectos da produção. A sua função é assegurar a qualidade e integridade do produto teatral (a peça). Contactando os membros chave da equipa de trabalho, coordena o andamento das pesquisas necessárias, a cenografia, o guarda-roupa, os adereços, desenho de luzes,sonoplastia, etc.

O encenador pode ainda trabalhar com o dramaturgo em obras cuja concepção é paralela à produção. No teatro contemporâneo, é costume considerar o encenador como o principal autor da peça enquanto obra teatral (não retirando, a importância do dramaturgo, que é considerado um autor à parte - o texto é uma obra independente).

É o encenador que concebe a obra e toma as decisões necessárias para a sua concretização. Existem encenadores mais ou menos interventivos, democráticos ou autoritários, dependendo da filosofia própria da companhia teatral em questão.

Fonte: Wikipédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário